24 de fevereiro de 2014

A História do Átomo - parte I: Demócrito

Para o pessoal do 9º ano.
Algumas informações adicionais sobre a história do átomo.
Os átomos começaram de um modo simples. Na antiga Grécia, no século 4º. a.C., dois filósofos, Leucipo e Demócrito, observaram o comportamento da matéria e acharam interessante sua característica de poder ser dividida. Então, eles se fizeram a pergunta "o que acontece se uma porção de matéria for dividida continuamente?"

A História de Demócrito


Demócrito


Demócrito viveu entre os anos de 460 a 360 a.C. São conhecidos apenas cerca de 200 escritos do filósofo. Suas obras demonstram interesse em história, linguística meteorologia, astronomia, entre outros assuntos. Os únicos temas aos quais se absteve foram: política e religião. Para conseguir dar a devida profundidade ao que estudava, esteve diversas vezes no Egito, na Pérsia, na Etiópia e na Índia. Quando em Atenas, não foi notado, porém sua obra foi citada por filósofos da alcunha de Aristóteles.

Uma das questões levantadas por Demócrito era se a alma seria também feita de átomos. A resposta que obteve foi que “princípios de todas as coisas são os átomos e o vazio”. Ele acredita que o átomo é o elemento que dá base a uma infinidade de especulações complexas, sendo que sua existência pressupõe a manifestação do vazio, onde os átomos se movimentam.

De  acordo com Demócrito, “os homens acreditam que o branco e o preto, o doce e o amargo, e todas as outras qualidades do gênero, são algo de real, quando na verdade só o que existe é o ente e o nada”. Assim, explica a relação entre os átomos e o vazio. Sua teoria implica que existem diferenças de quantidade entre os átomos e as diversas combinações entre eles são as respostas para a qualidade das coisas.

O filósofo ainda fala sobre a linguagem e sua criação pelos homens. É pioneiro a falar sobre convencionalismo linguístico. Segundo ele, os homens da geração primitiva “pronunciavam palavras desarticuladas e desprovidas de significado, aos poucos passaram a articular as palavras, estabelecendo entre si expressões convencionais para designar cada objeto”.

A questão fundamental também é citada. A vida teria surgido do vórtice atômico, ou seja, os átomos se concentram em corpos sólidos e se compactam. Este fenômeno é mecânico e refere-se a força centrípeta desenvolvida pelo movimento de um grande vórtice que gera o nascimento da vida.

Em suas palavras: “Por essa razão, o Sol e a multidão de astros foram apanhados no vórtice geral; a parte lamacenta e turva, com mescla de elementos úmidos, depositou-se inteiramente em um lugar graças a seu peso e, girando e volvendo-se continuamente sobre si mesma, com o elemento líquido formou o mar”.

Sugestão de vídeo:


Agora é com vocês:
1. Postem nos comentários a opinião de vocês sobre a origem do átomo baseado no texto e no vídeo.
2. Faça uma pesquisa sobre o grego Leucipo - suas contribuições e feitos - e entregue em sala de aula.

Bom trabalho!!

14 comentários:

  1. os atomos de carbono que eliminamos na forma de CO2 provem das moléculas orgânicas especialmente a glicose que obtermos na alimentaçao.

    ResponderExcluir
  2. átomos de carbono que eliminamos na forma CO2 provém das moléculas organica,especiamente a glicose,que obtemos na alimentação.

    LEONARDO DA SILVA FONSECA.. HEBER SOARES 9C

    ResponderExcluir
  3. os átomos de carbono que eliminamos na forma de CO2 provém das mulécolas organicas,especialmente a glicose que obtemos na alimentação.

    LEONARDO DA SILVA FONSECA.. HEBER SOARES 9-C

    ResponderExcluir
  4. Thalita G Guerra Nº: 31 9º D
    Leucipo e Demócrito achavam interessante que a matéria podia ser dividida em varias partes, e que a matéria possuía uma parte tão pequena que nao poderia ser dividida, e o nome dessa pequena parte seria Átomo que em grego significa "indivisível".

    ResponderExcluir
  5. Thalita G Guerra Nº:31 9ºD
    Leucipo e Demócrito achavam interessante que uma matéria poderia ser dividida , e que todas as matérias tivessem uma parte bem pequena e nao poderia ser dividida , e deram o nome de Átomo que eu Grego significa "indivisível".

    ResponderExcluir
  6. O texto e muito interessante e o vídeo explica muito bem o que alguns cientistas fizeram para "descobrir" o átomo, ate por que alguns mesmo não buscado a menor das coisas, suas descobertas foram fundamentais no futuro. Fábio Augusto Duarte 9º D Nº11

    ResponderExcluir
  7. O texto e muito interessante e o vídeo explica muito bem o que alguns cientistas fizeram para "descobrir" o átomo, ate por que alguns mesmo não buscado a menor das coisas, suas descobertas foram fundamentais no futuro. Fábio Augusto Duarte 9º D Nº11

    ResponderExcluir
  8. 9C Heber soares ..
    acho a teoria interessante , apesar de descordar que tudo de divisivel !

    ResponderExcluir
  9. 9C Heber Soares
    acho a teoria interessante,mas descordo de que tudo possa ser dividido !

    ResponderExcluir
  10. Nome: Nathália G. Marques N: 29 Turma: 9D Colégio Estadual Hugo Simas
    Demócrito foi aprendiz de Leucipo, e como dá para ver, desde os tempos antigos da Idade Média o Homem sempre teve uma grande curiosidade em relação a diversos assuntos, especialmente o mundo á sua volta, Graças aos homens hoje em dia pudemos obter algumas das respostas em meio á um mar de perguntas feitas.
    Graças á Leucipo e Demócrito, e suas curiosidades, desde aquela época começaram a indagar e observar a matéria a sua volta, Hoje, podemos compreender um pouco melhor, e influenciados por eles também os primeiros cientistas começaram a estudar a matéria e os átomos e depois, vários anos mais tarde, temos uma noção do que naquele tempo era resumido quase a simples curiosidade.

    ResponderExcluir
  11. Os átomos começaram de um modo simples. Na antiga Grécia, no século 4º. a.C., dois filósofos, Leucipo e Demócrito, observaram o comportamento da matéria e acharam interessante sua característica de poder ser dividida."Em 1946, o físico russo-americano George Gamow propôs as ideias básicas do que viria a ser o modelo do Big Bang. Desde 1929, quando o astrônomo Edwin Hubble mostrou que as galáxias se afastam umas das outras com velocidades que aumentam em proporção direta com as suas distâncias, sabíamos que o Universo está em expansão. [...] Gamow supôs, muito sensatamente, que, se o Universo está em expansão, deve ter sido menor no passado. Um espaço menor significa matéria mais densa e quente. [...] Se voltarmos suficientemente para trás no tempo, chegaríamos a uma época em que a temperatura e a densidade eram tão altas que a matéria estaria dissociada nos seus componentes mais simples. Por exemplo, começando quando a matéria estava dissociada em átomos, se voltássemos ainda mais no tempo, chegaríamos a um momento onde os átomos se dissociariam em elétrons e núcleos".[ O conhecimento sobre o ÁTOMO é resultado de observações e experimentos realizados por cientistas ao longo do tempo. Esse conhecimento está sempre se modificando á medida que novas descobertas são feitas. Sendo assim , os modelos de átomos construídos ainda sofrem modificações]
    Nome: Isabelly Eduarda Fernandes Silva . Colégio: Hugo Simas Ano: 9E Número:17

    ResponderExcluir
  12. Acho que o Demócrito começou com a ideia certa de uma coisa tão pequena que seria indivisível que seria a base de toda a matéria,e graças a esta ideia, varias novas ideias foram criadas, muitos experimentos foram realizados e resultaram em vários descobrimentos importantes ao passa do tempo. Exclusivo a descoberta da eletricidade com Benjamin Franklin


    HUGO SIMAS
    NOME:Luis Fernando Yoshiaki Tassi Kato Nº 24 9ºANO Turma: D

    ResponderExcluir
  13. Bom gostei muito da teoria dele ate porque naquela época desenvolver um teoria tão boa ate porque se pensarmos não podemos dividir tudo tem que ter alguma coisa que tao pequena que indivisível e eu concordo com ele nesse aspecto mais discordo em uma parte que o átomo e a Matéria de tudo mais por um outro lado também pode ser bem pensado que isso tem uma certa razão mais em quase tudo concordo com a teoria dele que desenvolveu uma teria que ate hoje e bem aceita
    Vitoria Beatriz de Azevedo numero33 9anoD hugo simas desculpa o atraso

    ResponderExcluir
  14. O átomo é uma partícula indivisivel (Que não pode ser dividido), tudo que possuem matéria, possuem átomos e, tudo que não possuem átomos como são chamados?
    Demócrito disse: "Princípios de todas as coisas são os átomos e o vazio", então como não á átomos é chamado de VAZIO.

    Samuel Tavela, Colg. Heber Soares, N° 23, 9° A

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: